O que é um safari self-drive?
Como o nome sugere, um safari autônomo significa que você está muito no banco do motorista. Você pega o volante de um veículo e dirige para a natureza no que normalmente é um safari de acampamento sem frescuras. Para a maior parte da África do Sul, incluindo o Parque Nacional Kruger, um veículo com tração nas duas rodas será suficiente, pois a maioria das vias do parque é pavimentada ou regularmente classificada.
Para praticamente qualquer outro lugar, incluindo o Kgalagadi Transfrontier Park, que a África do Sul compartilha com o Botsuana, um veículo com tração nas quatro rodas fica entre algo altamente recomendado e uma necessidade.
Se você decidir fazer isso sozinho com um veículo com tração nas quatro rodas, um curso de familiarização – como uma atualização para aqueles com alguma experiência ou uma sessão de treinamento para iniciantes para iniciantes, preferencialmente no veículo em que planeja viajar – deve fazer parte de seus planos.
Várias empresas de aluguel oferecem campistas com tração nas quatro rodas. Geralmente, eles têm tudo o que você precisa para ser totalmente auto-suficiente, incluindo uma barraca na cobertura e / ou no chão ou um pop-up com área de dormir na cobertura.
Eles também têm geladeiras, fogão a gás, equipamentos de cozinha e talheres, roupas de cama, mesas e cadeiras de acampamento. Os custos iniciais para esses veículos podem ser altos (a partir de cerca de £ 120 por dia e, geralmente, muito mais altos), mas a suposição é que você está pagando pelo transporte e pela acomodação em um único clique.
Nesses casos, os únicos custos adicionais são taxas de acampamento (e parque nacional) e alimentos que você pode comprar em um supermercado – esses dois gastos adicionais geralmente são baratos na maioria dos países africanos.
Vários operadores oferecem esse tipo de veículo, entre eles Avis Safari Rentals, Britz e Bushlore. Melhor ainda é o Drive Botswana, que compra veículos dessas e de outras empresas, e pode fazer acampamentos e outras reservas em seu nome. Essa forma de viajar é muito mais fácil de organizar na África Austral do que na África Oriental.
No extremo superior do mercado de carros autônomos, existem opções para quem quer o melhor dos dois mundos: experimentar a emoção de dirigir fora de estrada, ficar em lojas mais luxuosas e acampamentos e deixar outra pessoa fazer tudo os arranjos. O Safari Drive é a escolha das empresas que oferecem esse serviço.
Para ajudá-lo no seu caminho, o SafariBookings é um recurso fabuloso para comparar opções de auto-condução, bem como passeios de safári organizados por inúmeros operadores turísticos.
Quais são os benefícios dos safaris self-drive?
Imagine que você gastou uma vida inteira economizando para sua experiência única de safári. Você está lá, na África, e finalmente encontrou um orgulho de leão com filhotes. Você não se importa de compartilhá-lo com outros viajantes no veículo de safári do acampamento.
Mas então um dos convidados acha que é hora de seguir em frente. Você não quer nada melhor do que ficar dez minutos, mais uma hora. O guia liga o motor e você é forçado a deixar os leões para trás. Em um safari de auto-condução, isso não acontece – você controla quando e para onde vai. Essa liberdade se estende a todos os cantos da sua viagem.
Outra vantagem importante é o custo. Em países onde excursões organizadas e acampamentos de safári podem ser caros, como o Botsuana, ficar em acampamentos coloca algumas das melhores áreas de vida selvagem da região em jogo para visitantes com orçamentos mais modestos.
Quais são os negativos dos safaris de auto-condução?
Para iniciantes, você está fazendo toda a navegação. Muitas empresas fornecem navegação por satélite para ajudar, mas ter a capacidade de ler mapas em papel e seguir as indicações é crucial.
Se algo der errado enquanto você estiver em um safári de carro próprio, é você quem precisa lidar com isso. Isso pode envolver contato com o escritório de aluguel para organizar reparos ou ter que esperar que um veículo de aluguel de reserva seja conduzido até você.
Também é sua responsabilidade, e somente sua responsabilidade, garantir que você esteja carregando suprimentos adequados e um telefone via satélite, pela eventualidade improvável de encontrar problemas. Isso significa que um safari desse tipo requer mais atenção e preparação do que você precisará para um passeio organizado.
A menos que você esteja hospedado em acomodações de luxo, um safári de acampamento com motorista independente é bastante pouco confortável. Você estará cozinhando suas próprias refeições e dormindo em colchões finos ou camas de acampamento, e geralmente desbastando-a no mato.
Um sorridente guia de safári africano está sentado no banco do motorista de um veículo com tração nas quatro rodas com capota aberta.
Qual é a alternativa para um safari self-drive?
No extremo oposto aos safaris autônomos, estão os passeios organizados de alto nível, que oferecem alto conforto e pouca aventura do tipo faça você mesmo. Há, é claro, inúmeras variações de passeios organizados que diferem de acordo com seu orçamento e preferências , como se você está acostumado a acampar ou se prefere descansar a cabeça todas as noites em um acampamento barraca super luxuoso e totalmente exclusivo.
Isso também varia de onde você deseja viajar para a maneira que deseja mova-se de um lugar para outro, seja por um Land Rover de alta especificação, avião leve ou microônibus simples.
A maioria das empresas de safáris exige um número mínimo de convidados pagantes e as melhores excursões para grupos pequenos. Alguns oferecerão um preço no aeroporto de partida, embora possa ser mais barato organizar seus próprios vôos e conhecer os outros membros do grupo no ponto de partida local. A maioria dos pacotes de safari inclui refeições, acomodações, atividades e transporte – uma exceção é que vôos internos em pequenas aeronaves podem ser considerados um custo adicional.
Quais são os benefícios dos passeios organizados de safari?
As vantagens de um safari organizado devem ser óbvias. O principal deles é que a sua responsabilidade de tomar decisões termina quando você faz a reserva. Do touchdown à decolagem, você normalmente pode relaxar e aproveitar o safari antes de pensar em qualquer logística.
E antes de gastar seu dinheiro arduamente ganho, você poderá escolher entre uma variedade aparentemente interminável de opções de safári.
A indústria de safáris construiu uma reputação de mimar os que fazem safáris – há muitos luxos sérios em muitos acampamentos e tendas, embora os níveis de conforto geralmente sejam muito maiores quanto mais você estiver disposto e puder pagar.
Embora seja improvável que você tenha controle sobre seus companheiros de viagem no safári, muitos frequentadores de safáris acabam fazendo amigos por toda a vida se tiverem a sorte de compartilhar as trilhas do safari com viajantes que pensam da mesma forma.
Quais são as desvantagens dos passeios organizados de safari?
Embora alguns operadores possam organizar safaris personalizados, depois de reservar o seu safari organizado, você fica preso a um itinerário: enquanto algumas empresas de safari permitem que você ajuste as coisas à medida que avança, o itinerário geral geralmente é de pedra.
Essa falta de liberdade se estende a seus companheiros de safári – você pode ter sorte e desfrutar da companhia deles, mas não há garantias, e você pode acabar compartilhando veículos e mesas de refeição com pessoas que você simplesmente não gosta.
O custo pode ser outra desvantagem – os safaris podem ser extremamente caros e serão, para muitos, uma experiência única na vida – embora lembre-se de que a maioria dos pacotes de safari é com tudo incluído e raramente existem custos adicionais ocultos.